Depois da tensão nos Estados Unidos ter subido de tom, com protestos em várias cidades e mais de 100 detidos em Baton Rouge, onde Alton Sterling foi alvejado mortalmente pela polícia, tornou-se viral uma imagem que está a ser considerada o símbolo das contestações contra violência policial.

O momento foi captado por Jonhathan Bachman, fotógrafo da Reuters, e mostra uma jovem mulher, com um vestido, de pé num ar sereno e harmonioso enquanto dois agentes da polícia se dirigiam a ela, munidos de protecções anti-motim, e com um ar apressado e rígido, contrastando com a jovem.

No Facebook, há um comentário “gostado” por mais de 10 mil pessoas e que faz jus à imagem:

“Olha para a sua postura. Equilibrada, forte, de pé e bem firme com ambos os pés bem plantados no chão. Olha para a linha feita a partir do topo da cabeça até aos seus pés. Ela está protegida apenas pela força do seu próprio poder.

Por outro lado, os oficiais têm a transitório e temporária protecção dos seus equipamentos que serão removidos no final do seu turno. Eles estão se balanceando sob os seus calcanhares, sem equilíbrio e parecem prestes a cair para trás, apenas pelo poder que ela emana.

Esta é uma imagem lendária. Estará nos livros de história e arte a partir deste momento.”

A foto foi partilhada no Facebook pelo jornalista Shaun King, que se debruça principalmente em injustiças sociais, e foi “gostada” por mais de 26 milhões de pessoas.