O corpo humano tem mais de 600 músculos, que auxiliam as pessoas a andar, correr, comer até sorrir. No entanto, alguns músculos têm ganho mais fama do que outros. Aqui está um resumo de alguns dos músculos mais interessantes no corpo.

O maior músculo

O maior músculo do corpo humano é o gluteus maximus, ou os músculos das nádegas, também conhecidos por glúteos. Estes músculos (um de cada lado) ajudam a mover os quadris, as coxas e manter o tronco do corpo na posição vertical. Eles são os músculos principais que trabalham contra a gravidade quando sobes escadas.

gluteus_maximus

O músculo mais pequeno

O músculo mais pequeno no corpo está localizado dentro da orelha. Chama-se stapedius e tem menos de 2 milímetros de comprimento. A sua função é suportar o osso mais pequeno do corpo, designado estribo, faz parte do ouvido médio e ajuda a conduta das vibrações para o ouvido interno.

tympanic_membranes1341532258247

O músculo mais forte

Nenhum músculo sozinho no corpo pode ser designado “o mais forte,” pois a força pode ser medida em diferentes formas. Se considerares o músculo  que puxa numa única direcção com mais força como sendo o mais forte, o músculo da parte de trás do joelho conhecido como sóleo, seria o vencedor. Mas se definires força como um músculo que exerce a maior pressão (a força exercida por unidade de área), então o vencedor seria o músculo da mandíbula, designada de masseter.   

Gastroc_soleus_origin_insertion

O músculo que mais se fere

O músculo que tem a maior tendência a se ferir, vai depender das actividades que fazes. Mas entre os atletas, o músculo que mais se fere é o tendão da perna, mostrou um estudo em 2012. Esse estudo descobriu que as lesões no tendão da perna afectam 7% dos atletas de corridas.

Processed with Moldiv
Processed with Moldiv

O músculo que mais trabalha

Embora o “trabalho duro” possa ser medido de várias formas, muitas fontes parecem concordar que o coração é o músculo que mais trabalha. Este orgão bombeia pelo menos 9450 litros de sangue por dia e bate 3 biliões de vezes durante a vida útil de uma pessoa comum, de acordo com o Library of Congress.

Músculos_artificiais_simulam_movimento_do_coração_2

O músculo mais comprido

O músculo mais comprido do corpo é o sartório, fica na diagonal descendente da coxa. Ele estende-se a partir do lado externo do osso da anca para baixo até o interior do osso do joelho. O sartório pode ter até 60 cm de comprimento, de acordo com um artigo de 2005.

sartorius_by_thundermatt77-d5k5hku-141BF46EE064300CD77