Casais que bebem álcool juntos são mais felizes, garante estudo

Já se sabe o segredo para um casamento duradouro e saudável, daqueles do “e ficaram juntos para sempre”.

O Journals of Gerontology publicou um estudo recente que avança com a teoria de que os casais que bebem álcool juntos indicam “uma diminuição da qualidade marital negativa ao longo do tempo.”

O estudo foi feito a  4.864 casais com mais de 50 anos quem têm por hábito consumir álcool. Um casal médio estava casado há 33 anos e dois terços estavam no seu primeiro casamento.

Agora, porque é que casais que bebem juntos são mais felizes? Nem os investigadores conseguiram apurar. “Não temos a certeza porque este fenómeno ocorre,” disse a autora do estudo, Kira Birditt, da Universidade do Michigan em Ann Arbor à Reuters Health, “mas pode acontecer que os casais que têm mais actividades de lazer juntos tenham uma melhor qualidade marital.”

Então, sair e fazer coisas com a tua parceira (as actividades adultas tendem a envolver álcool), pode manter o fogo vivo bem após a crise de meia-idade, catapultando a relação para os seus anos dourados.

Mas atenção, não precisas de ir a correr renovar o stock de bebidas da garrafeira lá de casa. O estudo não encontrou diferenças na quantidade bebida pelos casais – por isso, um copo de vinho ou de cerveja são perfeitamente suficientes. Não precisam ficar bêbados. E os alcoolicos, como seria de esperar, têm tendência para terem péssimas relações uns com os outros, especialmente com os seus parceiros. Por isso, mantém a responsabilidade.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.