Estás numa relação longa e já não sabes o que fazer para reactivar a chama do amor? É simples, comunica com a tua cara metade.

Os casais que mantêm uma relação duradoura e num elevado nível de satisfação sexual identificaram uma chave de ouro: a comunicação. Esta foi a conclusão de um dos estudos mais exaustivos sobre o assunto, publicado na revista científica Journal of Sex Research.

Há outros pontos importantes que pode ajudar a manter uma relação saudável: os preliminares, variedade sexual (posições, lugares…) sexo oral, e fundamentalmente, ter sexo e orgasmos com frequência.

Tanto os homens e as mulheres que participaram neste estudo disseram sentir-se bem com a sua vida sexual e que são felizes nos seus relacionamentos.

Para este estudo, os investigadores de quatro universidades norte-americanas recolheram respostas de quase 39 mil homens e mulheres – eles com uma média de idades de 46 anos e elas com 40 – a viver relações heterossexuais há mais de três anos. Foi-lhes pedido que classificassem a sua satisfação sexual atual numa escala de um a sete, e que fizessem o mesmo relativo aos primeiros seis meses da relação. A esmagadora maioria (83%) confessou que se sentiu satisfeito com a sua vida sexual nos primeiros seis meses da relação. Mas só perto de metade (43% dos homens e 55% das mulheres) disseram continuar satisfeitos. Os restantes disseram que o seu sentimento era “neutro” (16% dos homens e 18% das mulheres) ou estavam insatisfeitos (41% dos homens e 27% das mulheres).