A Ford já anunciou que vai ter carros sem pedais daqui a pelo menos cinco anos, mas a Toyota não quis ficar atrás nas inovações e já lançou no Japão três modelos de carros que comunicam entre si.

Nestas novas tecnologias autónomas, os modelos privilegiados são Prius, Lexus RX e Crown, que integram como opção o novo sistema ITS Connect.

A plataforma baseia-se no envio de informação simples mas útil, como a localização, direção e velocidade a que circulam os outros veículos. Avança o Techcrunch que os carros comunicam através de um canal abandonado pelas transmissões de TV, quando o sinal mudou para digital há alguns anos.

A informação pode ser trocada a uma distância máxima de até 300 metros e não há “nuvens” pelo meio, ou seja, os veículos trocam dados diretamente, através de uma pequena antena instalada em cada um dos carros.

Além disso, os três modelos estão igualmente equipados com um sistema V2I, ou vehicle-to-infrastructure, que permite aos carros trocarem dados com infraestruturas como semáforos inteligentes, que enviam informação sobre o tempo que falta para a mudança de cor.