A história dos adidas Gazelle – “Closer Look”

Os Gazelle são uns dos modelos mais icónicos da adidas, que depois de um grande interregno voltam agora à ribalta.

O modelo teve a sua estreia no mundo do desporto, tendo sido usado por várias celebridades influentes como Michael Jackson ou Kate Moss.

O aparecimento dos Gazelle aconteceu na década de 1960, numa altura em que Adolf “Adi” Dassler tinha necessidade de criar um modelo que pudesse oferecer o melhor desempenho possível a nível desportivo. Inspirado nas sapatilhas ROM, em pele e com uma lista de camurça na parte superior, os Gazelle foram  um update desse modelo, que viu os dois primeiros modelos receberem um toque único de camurça. 1966 foi a data de partida para o sucesso da nova silhueta.

O grupo de b-boys dos anos 1980 Broken Glass |@ Electro Funk Roots

O grupo de b-boys dos anos 1980 Broken Glass |@ Electro Funk Roots

Em parceria com a Le Frique Concept Store, na 24 de Julho, uma das avenidas mais conhecidas de Lisboa e que ladeia o Rio Tejo, a BANTUMEN fez um closer look vídeo deste modelo que vincou a geração de ’60  e ’70 e que volta agora a estar no spotlight das montras da adidas.

Vale acrescentar que no anos 1980, os Gazelle foram o acessório indispensável à indumentária de muitos jovens britânicos. Eram os ténis que todos queriam. Nessa altura, o hip hop começava a fervilhar na Europa uns Gazelle, modelo igualmente popular no mundo do basquetebol, eram presença assídua nas capas dos vinis.

Le Frique LOGO Cinza-1

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.