Ikopongo é o nome do concerto que juntou McK e Ikonoklasta (Luaty Beirão), que foi impedido de se realizar nos espaços Chá de Caxinde e Cine Tivoli, em Luanda, e que acabou por ser transmitido em live streaming via YouTube.

Depois das entraves à realização do evento dos dois rappers conhecidos pela intervenção política e social nas suas músicas, Ikonoklasta, que ficou conhecido a nível internacional depois do caso 17+1, acusado de rebelião, e McK decidiram que ao invés de  um concerto exclusivo para o público luandense, Ikopongo deveria ser acessível a quem quisesse assistir. Não poderiam ter escolhido um meio de divulgação mais amplo do que a Internet, e ao vivo.

O evento acabou por acontecer algures na zona do Zango 4, numa cave, nos arredores da capital. Recorde-se que o conjunto chegou a pagar ao Cine Tivoli cerca de 500 mil kwanzas, o equivalente a três mil dólares no cambio actual, e mesmo assim o show foi cancelado pela direcção do espaço.

#IKOPONGO: UM PRELÚDIO 1.Chá de Caxinde meteu cadeado nas portas sábado e domingo ***************************** 2.Cine Tivoli aceitou dinheiro, deu factura e depois recuou, proibindo o evento. ***************************** 3. MCK e Ikonoklasta apareceram alguns minutos depois da hora marcada para o início do show e encontraram uma quarentena de resistentes generosos a quem dedicaram 3 sons acapella, ali mesmo no muro do Tivoli. ****************************** 4. Anunciaram hoje mesmo um show num lugar secreto que sera transmitido em directo no facebook. Para quem quiser acompanhar a transmissão, deverá ter saldo de dados e entrar na página do #MCK Hoje, às 20h15 minutos. #Ikopongo #Mck #Iknoklasta #RapAngolano

Uma foto publicada por HIP HOP ANGOLANO OFICIAL ™ (@hiphopangola) a