Tentamos sempre desviar a culpa para opções alheias: ou não comemos muito pão ou bebemos pouca água antes… Mas o facto é que a culpa é nossa. Fomos nós que exagerámos, fomos nós que fizemos as misturas, fomos nós que bebemos como se não houvesse amanhã.

A ciência diz que a melhor forma de resolver o problema que a ressaca traz é não beber excessivamente ou até mesmo não consumir álcool. Mas para quem gosta de se perder uma ou outra vez, não sigam as tradicionais curas da ressaca porque são todas mitos e a única coisa que fazem é enganar a pessoa, nada vai limpar o álcool no sangue.

Primeiro mito, a melhor forma de curar uma ressaca é voltar a consumir a mesma bebida da noite passada. Ingerir álcool num dia de ressaca apenas vai adiar as consequências associadas ao consumo excessivo.

Em segundo lugar, tomar dois analgésicos antes de dormir não faz com que a ressaca desapreça. Não há milagres, o álcool em excesso queima o fígado e o cérebro de certa forma que não há um medicamento que actue correctamente quando estás alcoolizado.

Mito 3 – Encher a barriga de pão antes de beber não ajuda em nada porque o pão não vai absorver o álcool. Ter comida no estômago antes de começar a beber isso sim ajuda a que a absorção do álcool seja mais lenta. O pão não é uma esponja nem age como tal, por isso, não vai fazer com que não fiques menos alcoolizado.

Em quarto, dormir muito ajuda na cura da ressaca. Mentira! Muitos médicos afirmam que as pessoas não devem dormir em excesso quando estão de ressaca nem ficar horas na cama porque o corpo precisa de movimento e o sangue de circular corretamente para limpar o álcool do sistema.

Mito 5 – Com um café tudo passa. Não é verdade, o café apenas vai intensificar a sensibilidade do estômago. Vai fazer com que fiques com dores de estômago ou vontade de vomitar.

Mito 6 – A escolha das bebidas é fundamental para evitar a ressaca. Não é mentira mas também não é verdade! Sempre que houver excessos seja de cerveja, vinho, vodka, whisky ou outra bebida qualquer, não há milagres.

Mito 7 – A melhor solução para a ressaca é um pequeno-almoço muito calórico. Nem lá perto. O consumo de alimentos processados após uma noite de bebedeira apenas vai deixar o teu estômago ainda mais sensível e prolongar a ressaca.

Por último, beber cerveja antes do licor ajuda a prevenir a ressaca. Tudo depende da quantidade. Vais acabar com ressaca mesmo que bebas quantidades excessivas de uma só bebida.