Provavelmente, o nome Cabral não te passa ao lado. Não só porque é o apelido de um dos homens mais importantes da luta contra o colonialismo português em África, Amílcar Cabral, mas porque é também o nome de família de dois irmãos luso-guineenses que estão no ranking dos melhores modelos masculinos do mundo, Armando e Fernando Cabral.

fernando-2_cara

Fernando é o mais novo. O seu 1,90 de altura, corpo esguio e maçãs do rosto bem vincadas despertam a atenção das mais importantes marcas de moda do mundo. Enumeremos: Pringle of Scotland, John Galliano, Balmain, Kenzo, Zara, H&M, Viktor & Rolf, Kenzo, Missoni, John Varvatos, Rag & Bone, Billy Reid, Siki Im, Simon Spurr, Tim Coppens, Antonio Azzuolo,  Ermenegildo Zegna, Moncler, Missoni, Diesel Black Gold, Rick Owens, Walter Van Beirendonck, John Galliano, Maison Martin Margiela, Hugo Boss, Siki Im, Antonio Azzuolo, Nicholas K, Lacoste, Billy Reid, Rad Hourani, General Idea, Perry Ellis, entre outras, muitas outras. Kim Kardashian e Kate Moss são só dois dos nomes sonantes do meio fashion com quem Cabral já posou em editoriais.

Fazemos questão de listar estas marcas porque, mesmo quem não as conhece, já ouviu falar de algumas e considerando o ritmo e o leque de colaborações que Fernando vai coleccionando, sendo um dos modelos de nacionalidade portuguesa que mais notoriedade tem ganho internacionalmente, é com alguma estranheza que constatamos o pouco conteúdo pesquisável sobre o seu percurso. Andará a imprensa lusa distraída?

2894_510032

6065. É o número de seguidores que tem o modelo de descendência guineense e nacionalidade portuguesa – a repetição é propositada – no Facebook. Será esse número um retrato da visibilidade da comunicação social consagrada a um dos três modelos – os outros dois são o irmão Armando e Luís Borges- mais importantes do país?

Os primeiros passos da sua carreira foram dados por acaso. Durante um ModaLisboa, onde foi ver o irmão desfilar, os angolanos Shunnoz e Tekasala gostaram do seu perfil e convidaram-no para participar de um desfile. O irmão incentivou e Fernando nunca mais parou.

É o único modelo luso a figurar no ranking Top 50 da Models.com, em 2014 venceu o Globo de Ouro de Melhor Modelo Masculino e este ano foi considerado o Homem do Ano pela edição portuguesa da revista GQ.

Go Fernando! Vamos estar aqui, atentos.