Os dias vão passar a ter 25 horas

Já desejaste que o dia fosse mais longo para teres tempo para tudo? Pois é, vai acontecer. Mas não no nosso tempo, nem dos nossos filhos, nem dos nossos netos, nem dos nossos tetra-netos, mas vai acontecer.

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que os dias têm aumentado a uma média de quase dois milisegundos por cada 100 anos. O estudo foi feito a fenómenos celestes registados desde 720 a.C. até 2015.

 A órbita da Terra está a abrandar

Isto quer dizer que, daqui a 6,7 milhões de anos, vamos ter um minuto extra por dia, e daqui a 200 milhões de anos , o dia terá 25 horas.

“É um processo muito longo”, afirma o astrónomo Leslie Morrison, um dos investigadores, adiantando que a órbita da Terra está a abrandar a um ritmo mais lento do que inicialmente pensavam os investigadores.

Neste estudo, a equipa baseou-se em teorias gravitacionais sobre o movimento da Terra em redor do Sol e da Lua em redor da Terra, para calcular a duração dos eclipses lunares e solares ao longo do tempo e perceber de onde teriam sido visíveis na Terra, comparando depois os seus cálculos com os registos dos antigos babilónios, chineses, gregos, árabes e europeus medievais.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.