Esqueces-te das palavras que tens mesmo na ponta da língua? Pode ser falta de sexo 

Sabes aquele momento em que estás a falar de um assunto e há uma palavra que queres dizer mas não sai? Um grupo de investigadores canadianos descobriu porque isso acontece. É falta de sexo.

Há mil uma razões que te motivam a fazer a amor e esta é uma delas: melhora a memória.

Larah Maunder, Dorothée Schoemaker e Jens C. Pruessner são os investigadores canadianos que descobriram que a penetração está relacionada como desempenho cerebral da mulher.

O sexo tem a capacidade de fazer crescer os tecidos nervosos do hipocampo – a área do cérebro (situada no centro) que controla a memória, as emoções e o sistema nervoso.

O estudo foi realizado a 78 mulheres heterossexuais com menos de 30 anos e consistiu em dois testes de memória: um para reconhecer caras e o outro para recordar palavras abstratas. Também ficou registado se tomam ou não contraceptivos orais e quais os seus comportamentos sexuais.

Os resultados revelaram que as mulheres que tinham uma actividade sexual mais frequente tinham uma maior capacidade de recordar aquelas palavras. O sexo, no entanto, não parecia ter grande influência na memorização de caras.

O estudo foi publicado no Archives of Sexual Behaviour e explica que estas conclusões podem estar relacionadas com o facto de o sexo ser uma forma de exercício e de ser um facilitador de algumas condições mentais – influenciando, por exemplo, a depressão e o stress – que têm um impacto forte na memória. Ou seja, dá-se uma estimulação do hipocampo que se pode justificar pelo aumento do fluxo sanguíneo e dos sinais nervosos e pelo aumento dos nervos ou pela combinação de ambos.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.