A nova Ford Ranger está destinada a estabelecer novos padrões de referência no segmento dos veículos comerciais ligeiros LVC com uma mistura irrepreensível de capacidade robusta, fabrico e tecnologia avançada.

“A nova Ford Ranger oferece um novo nível de conforto e requinte para o seu segmento sem comprometer a capacidade resistente que os nossos clientes exigem e aprenderam a apreciar no modelo actual”, afirma Tracey Delate, Director-Geral de Marketing da Ford Motor Company da região da África Subsaariana. “Representa um tipo de robustez mais inteligente e irá ajudar os nossos clientes a conseguirem mais em qualquer tipo de utilização”

“A actual Ranger é uma das pick-ups mais robustas e mais capazes no mercado, e isso reflecte-se nas vendas excepcionais da Ranger na África Subsaariana que aumentaram significativamente desde que foi lançada em 2011,” afirma Delate. O modelo é fabricado na Fábrica de Montagem de Silverton da Ford em Pretória, África do Sul, e exportado para 148 mercados na África e na Europa. Os motores Duratorq TDCi são fabricados na Fábrica de Motores de Struandale em Port Elizabeth.

 Design robusto e moderno

As alterações introduzidas na começam com um design exterior actualizado. Um visual ousado, mais moderno empresta à Ranger uma presença poderosa na estrada e transmite imediatamente um sentimento de capacidade. Um capô mais musculoso desemboca numa grelha trapezoidal resistente, que liga de forma perfeitamente integrada com os faróis do tipo “projector” cinzelados, acentuando a largura e postura.

 

 

O exterior modernizado foi combinado com um novo interior elegante nas novas versões XLT, Wildtrak e Limited criando um ambiente de carro ainda mais confortável e contemporâneo para o condutor e os passageiros. Linhas horizontais bem definidas atravessam toda a largura da cabine, oferecendo uma sensação de amplitude, criando uma distinção clara entre os níveis superior e inferior e colocando o enfoque no ecrã táctil central de oito polegadas.

Atrás do volante, um novo grupo de instrumentos TFT duplos oferece aos condutores informações sobre o veículo, assim como recursos de entretenimento, controlo da climatização e recursos de telemóvel num relance.

Capacidade e refinamento

A nova Ford Ranger mantém-se como uma das pick-ups mais capazes da sua classe. Com uma profundidade excepcional até 800 mm de água, distância ao solo de 230 mm, foi concebida e desenvolvida para enfrentar com facilidade os terrenos mais difíceis. Graças a um ângulo de ataque de 28 graus e um ângulo de saída de 25 graus, os condutores podem sentir-se confiantes quando tiverem que enfrentar obstáculos íngremes.

Uma caixa de transferência robusta controlada electronicamente permite aos condutores nos modelos 4 x 4 passar da tracção 4 x 2 para a 4 x 4 em movimento através de um botão na consola central. Para binário a baixas rotações ou controlo adicional em descidas, os condutores também podem engatar uma engrenagem 4×4 de baixa gama, enquanto um bloqueio electrónico do diferencial traseiro ajuda a melhorar a tracção em condições difíceis. Estes pontos fortes fora da estrada são combinados com uma capacidade de reboque de 3 500kg e uma capacidade impressionante de carga útil.

A experiência de condução é reforçada por um sistema de Direcção Assistida Eléctrica (EPAS) que assegura uma direcção precisa com uma sensação natural e confiante. Com o sistema EPAS, a direcção é leve e controlável para manobras a baixa velocidade, como estacionamento, e precisa em altas velocidades.

O nível de assistência varia de acordo com a velocidade, ângulo do volante, curvas e aceleração ou desaceleração. Além disso, eliminando-se a bomba da direcção usada num sistema tradicional de bomba de direcção, o sistema EPAS permite também um veículo mais silencioso e melhora a eficiência em termos de combustível em cerca de três por cento.

Tecnologia avançada

Uma panóplia de tecnologias de ponta estão disponíveis para ajudar os condutores a manterem-se ligados e sob controlo.

O sistema de conectividade “in-car” de última geração da Ford, SYNC®2, oferece aos condutores formas inteligentes e seguras de manter-se ligado e é comum na nova Ranger XLT e Wildtrak. Usando comandos de voz natural como “temperatura a 20 graus”, “tocar AC/DC” ou “ligar ao John”, o condutor pode controlar o sistema de climatização do carro, o sistema de entretenimento e as funções de telefone mais facilmente do que nunca. Um ecrã táctil de 8 polegadas disponibiliza mais controlos ao alcance dos dedos do condutor, com cantos codificados por cores para facilitar a navegação no menu.

Para maior comodidade, a pick up dispõe de uma tomada de alimentação de 240 volts que pode ser usada para ligar um portátil ou dispositivo móvel em qualquer lugar, desde um local de trabalho a uma viagem na estrada com a família.

Dispõe também de uma séria de recursos de assistência ao condutor, incluindo o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) e ABS nos modelos XL+ e superiores. O sistema EPS integra Controlo de Tracção (Traction Control), Assistência ao Arranque em Subidas (Hill Launch Assist), Controlo de Velocidade em Descida (Hill Descent Control), Controlo de Adaptação à Carga (Adaptive Load Control), Controlo de Balanço de Reboque (Trailer Sway Control) enquanto o sistema ABS inclui Assistência à Travagem de Emergência (Emergency Brake Assistance) e Distribuição Electrónica da Força de Travagem (Electronic Brakeforce Distribution).

Os novos modelos Wildtrack e Limited estão equipados com Monitorização da Pressão dos Pneus, espelho retrovisor electrocromático, Assistência ao estacionamento Dianteiro e Traseiro (Front and Rear Park Assist), Câmara de Visão Traseira, Conversor de Potência e iluminação na caixa de carga na barra desportiva.

Eficiência energética

A impressionante potência, resistência e capacidade de reboque e de carga útil da nova Ranger, são possíveis graças à última geração de motores a diesel Duratorq TDCi potentes, mais refinados e eficientes em termos de combustível, assim como o motor a gasolina Duratec comprovado. Estes motores oferecem aos condutores da Ranger uma combinação vencedora de potência e eficiência em todas as condições, a ajudam a realçar a promessa “divertido de conduzir” da Ford.

O motor a diesel Duratorq TDCi com cinco cilindros de 3.2 litros é o topo da gama, e ganhou uma reputação impressionante pelos seus níveis de desempenho definidores do segmento. Upgrades incluem um novo sistema de recirculação dos gases de escape que ajuda a melhorar a eficiência em termos de combustível até 18 por cento, continuando a produzir ao mesmo tempo 147kW (200PS) de potência acompanhada de um binário de 470Nm.

O motor a diesel Duratorq TDCi, resistente e económico, com quatro cilindros de 2.2 litros continua a fazer parte da linha, disponível na gama de potência média 125 CV (25PS)/320Nm ou na versão de alta potência com 150CV (150PS) e 375Nm. Combinado com a adição do sistema EPAS e o uso de uma relação de transmissão final maior, reduz o consumo de combustível.

A nova Ranger está também disponível com motor a gasolina Duratec de 2.5 litros de confiança, produzindo 122kW (163PS) de potência e 226 Nm de binário.

Dependendo da versão do modelo, a pick up está equipada com transmissão automática ou manual de seis velocidades ou manual de cinco velocidades nas versões a gasolina.

Gama de modelos renovada

A nova Ford Ranger está disponível numa vasta gama de modelos e níveis de especificação, abrangendo um total de 42 modelos em todos os mercados com volante à esquerda na região da ASS**.

É oferecido um total de sete versões de cabine individual, abrangendo desde o Básico a gasolina 2.5 e a diesel 2.2L até ao 2.2 XL + 4×4 Manual. A Cabine RAP está disponível numa versão 2.2 4×4 XLT.

Uma gama de Dupla Cabine modificada consiste num total de 34 modelos, indo desde o Comercial 4×2 Duratorq TDCi 92kW (125PS) 2.2, até ao 4×4 Limitado Duratorq TDCi 147kW (200PS) de 3.2-litros, com a opção de transmissão manual ou automática.