“O hip hop é do mundo”, DJ WalGee

DJ WalGee é um nome de referência nas noites de hip hop, seja em Angola, Portugal, Estados Unidos ou África do Sul. O artista já foi host de DJ Khaled e é um fã incondicional de música, enquanto vector de cultura a nível internacional.

Durante a sua tour que passa por Portugal até dia 19 de Fevereiro, aproveitámos para trocar algumas palavras com o DJ old school, que nasceu em Angola e foi viver para os Estados Unidos com a família aos dois anos.

Numa das suas actuações, durante um evento na discoteca Luanda by BADCOMPANY, Walgee começou o seu set com “Manda Chuva”, de Boss AC, mostrando que conhece e aprecia o hip hop em Português. “O hip hop é do mundo, cada país tem o seu estilo próprio e a sua própria forma de olhar para o hip hop, e tens de ser fã da música feita nos outros países. Por isso, sim, faço a minha pesquisa, o meu trabalho de casa”, disse-nos o DJ.

Há quase duas décadas que WalGee faz da música a sua vida, tendo começado na adolescência. O seu nome é uma inspiração tirada de GQ, personagem do filme Juice, de 1992, estrelado por Tupac Shakur. As suas influências passam por nomes pioneiros como Grand Master Flash, Kool Herc, Dj HollyWood e Kid Capri. Actualmente, tem observado com atenção e tem acompanhado a transformação  e evolução da arte de ser DJ, muito por culpa da Internet. “Antigamente tinhas de promover a tua imagem através das mixtapes, através dos flyers mas, hoje, tudo é Internet. E com a Internet tens de ter muito tempo, tens de ter uma equipa por trás de ti porque não consegues ser artista e tratar da parte do business também”.

Brevemente, o artista vai lançar em conjunto com os Zona 5 um projecto de dez músicas e vai investir na sua formação profissional com um mestrado, sendo que é licenciado em Sociologia.

Agradecimentos:

 

nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.