A Samsung acaba de mudar o mundo dos telemóveis e lançou esta quarta-feira os seus mais novos aparelhos: o Galaxy S8 e o S8+.

O novo smartphone tem a missão difícil de fazer esquecer as mediáticas explosões do Galaxy Note 7 mas, a julgar pelo dispositivo apresentado esta tarde pela tecnológica sul-coreana, é de prever que os entusiastas por smartphones fiquem agradados.

O Galaxy S8 tem duas versões, que não se distinguem pelo ecrã curvo Edge mas sim pelo tamanho do mesmo. Os dois ecrãs têm as laterais curvas, o nome Edge deixa existir e passa a ser Plus para distinguir as duas versões. O Galaxy S8 e Galaxy S8+ chegam com um ecrã Super AMOLED de 5.8 e 6.2 polegadas e resolução 2960 x 1440.

A nível de desempenho, conte com modelos que integram tanto o processador proprietário da Samsung, o Exynos 8895, como o topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 835. Ambos serão responsáveis por um desempenho melhor e mais eficiente, sendo que se fazem-se acompanhar por 4GB de RAM e bateria de 3,000mAh (Galaxy S8) e 3,500mAh (Galaxy S8+) capaz de ser recarregada sem quaisquer fios.

No que diz respeito a armazenamento, o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ serão lançados com capacidade de armazenamento de 64GB, os quais podem ser expandidos com recurso a um cartão microSD até 256GB.

Ao contrário da Apple, a Samsung continua a ter entrada de áudio, pelo que poderás continuar a usar os teus headphones antigos, usufruir de ligação NFC para te conectares a dispositivos compatíveis e fazer pagamentos móvel Samsung Pay.

A versatilidade de ligações estende-se ainda à segurança, a qual faz uso de sensor de impressões digitais, reconhecimento facial e scanner de íris para autenticar o utilizador. O Galaxy S8 virá acompanhado do Samsung Pass, um serviço da própria Samsung que servirá para gerir as palavras-passe do utilizador usadas em diversos serviços digitais.

Está de volta a resistência a água e poeiras que tanto deu que falar no Galaxy S7, com o seu sucesso a provar que a durabilidade é uma caraterística apreciada pelos seguidores da Samsung.

Bixby, uma nova forma de interagir com o seu smartphone

Uma das grandes novidades do Galaxy S8 está no Bixby, o assistente virtual da Samsung com o qual a tecnológica quer oferecer interações mais pessoais, relevantes e úteis na utilização do smartphone. Para isso, o Bixby leva em conta o que está no ecrã do utilizador, tornando o assistente versátil e verdadeiramente útil. Infelizmente, este assistente virtual não terá o português como idioma suportado no lançamento.

No que diz respeito à câmara fotográfica, a tecnológica sul coreana distingue-se das outras fabricantes de dispositivos topos de gama continuar a apostar num único sensor para a câmara fotográfica.

O sensor traseiro terá 12 MP, uma abertura de lente de f/1.7e virá acompanhado de Auto-focus, HDR Hyperlapse e outros modos apreciadores por quem não passa sem captar os momentos mais importantes da sua vida. No que diz respeito a câmara frontal, o Galaxy S8 oferecerá uma câmara de 8MP, também com Auto-focus e HDR.

Como pode ver acima, o Galaxy S8 estará disponível em cinco cores diferentes, nomeadamente Midnight Black, Artic Silver, Maple Gold, Coral Blue e Orchid Grey, o qual deverá tornar-se especialmente popular. Confirmados para Portugal estão as versões Midnight Black, Artic Silver e Orchid Grey.

O período de pré-compra do Galaxy S8 e Galaxy S8+ inicia-se a partir das 19h de hoje (29), com os dispositivos a chegarem ao mercado europeu daqui a um mês, no dia 28 de abril. Cada caixa com um destes smartphones terá phones da AKG.

No que diz respeito a preço, o Galaxy S8 e Galaxy S8+ terão um preço estará fixado com valores ligeiramente acima dos 800 e dos 900 dólares.