PewDiePie é um dos YouTubers mais famosos do mundo. Com 54 milhões de subscritores, Felix Kjellberg é agora notícia por “trocar” o YouTube pelo Twitch, a plataforma de streaming da Amazon.

Num dos seus mais recentes vídeos, o ainda youtuber, explicou que vai comandar um programa semana, o “Best Club”, e que o YouTube começa a ser uma história do passado, numa referência à polémica da plataforma com os seus anunciantes.

As empresas que apostam em publicidade nos vídeos decidiram retirar os seus anúncios como parte de um boicote, depois de alguns anúncios terem sido apresentados junto a vídeos racistas. “Compreendo que os anunciantes sintam que estão a gastar  dinheiro e que [os anúncios] não apareçam em vídeos racistas. Compreendo isso a 100%”, diz Kjellberg no seu vídeo, adiantando também que a aposta somente em conteúdos ‘amigos de família’ por parte do YouTube não ajudarão a plataforma.

“O motivo porque as pessoas gostam do YouTube é porque é grátis e aberto e podes dizer o que quiseres. Não é como a televisão em que dizem ‘Não, não podes dizer isto porque senão vão fazer isto’. Parece que nesta altura o YouTube é forçado a transformar-se em televisão. Será mau para todos”, considera o youtuber.