O Google Earth é a forma mais eficiente e conveniente de explorar o planeta sem sair do sofá, através de um computador ou smartphone. A ferramenta ganhou agora uma nova versão, com viagens guiadas e interactivas em diversos locais do planeta, através da função Voyager, em parceria com “contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos “, anunciou a empresa.

Os utilizadores do Google Chrome já podem aceder à nova versão e os Android terão de aguardar mais uns dias. Quanto aos outros dispositivos, incluindo os iOS, ainda não se sabe quando terão esta nova versão, sendo que a empresa indica apenas que será “brevemente”.

As visitas do Voyager incluem mais de 50 “viagens interativas”, que incluem a vida selvagem no Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, aos tesouros da cultura Maia, no México. O conteúdo será actualizado semanalmente, diz o Google. Um dos parceiros de conteúdo é a BBC Earth.

Além das visitas “imersivas”, também será possível visitar 20 mil lugares de todo o mundo com painéis de informações e fatos sobre os locais. Eles também estarão acessíveis a partir do recurso “estou com sorte”, que envia o utilizador a qualquer lugar do planeta.

Outra ferramenta nova é a “This is home”, que permite explorar casas tradicionais pelo mundo, como uma barraca de beduínos no Oriente Médio ou um casebre peruano.