A goiaba é um dos alimentos com maior poder anti-inflamatório e anti-oxidante que o ser-humano pode recorrer no que toca à alimentação. Verde por fora e rosa por dentro, este é um fruto essencial na tua dieta, rico em guaijaverin (planta flavanoide).

É um dos principais aliados da boa saúde, sendo uma fonte de onde podemos retirar vitamina A e C, magnésio, beta-caroteno e fibra. Tem vários benefícios no combate a doenças cardiovasculares ajudando a baixar os níveis de açúcar no sangue, os níveis de colesterol, e regular a pressão sanguínea.

Segundo publicou o site Mind Body Green, devido à forte presença de fibra a goiaba é também capaz de melhorar a tua saúde intestinal. O consumo de goiaba está ainda associado a uma melhor saúde bucal, tendo em conta que os elevados níveis de flavonóides e vitamina C reduzem as inflamações.

Em 100 gramas desta fruta estão presentes 68 calorias, 417 mg de potássio, 18 mg de cálcio, 22 mg de magnésio, 14 gramas de hidratos de carbono, cinco gramas de fibra, nove gramas de açúcar, 2,6 gramas de proteína.