O Namibe é uma província do sul de Angola, onde se encontra a peculiar Welwishia Mirabilis e o deserto do Namibe, também conhecido por Mar de Areia da Namíbia, e que é hoje uma das maiores áreas naturais protegidas do continente africano.

A província divide-se em cinco municípios (Moçâmedes, Bibala, Virei, Camucuio e Tômbua). Tem uma área de 57 091 km e sua população aproximada é de 471 613 habitantes. A capital da província é a cidade de Moçâmedes (que até 2016 se chamava igualmente Namibe, mas a autarquia local decidiu devolver o nome dado durante colonização portuguesa).

Para quem estiver de passagem pela província, temos algumas dicas que te podem ser úteis.

 

Para circular, o melhor será optares por viatura própria ou alugar uma, porque a rede de transportes públicos da cidade é bastante deficiente. Os transportes não passam em todos os lugares e nem com uma frequência razoável. Aos domingos e feriados dificilmente vais ver um autocarro e os transportes privados circulam com uma frequência reduzida.

A região tem condições turísticas fantásticas, quer para os que adoram o deserto como os que veneram o mar ou a fauna. Das maravilhosas praias (Azul, Amélia, das Barreiras e dos Flamingos), passando pelo deserto do Namibe, na capital há diversos exemplares da arquitectura colonial que poder ser apreciados e pequenas comunidades de bosquimanos (grupo étnico também chamado de Khoisan ou Khoi-San).

A economia do Namibe vive de minério como cobre monganes, estanho, lenhite e muito mármore. Em relação à agricultura, subsiste essencialmente de citrinos, videira, goiabeira massango e há ainda a pecuária e a criação de caprinos. A pesca é outro meio de sustento para o povo do Namibe.

O povo da província, os cuval pastores por natureza descendem do grupo Herero. A cidade de Tômbua dista a 93 km da cidade do Nambie. É o maior centro piscatório da província. No deserto pode ser vista a rara planta Welwitchia Mirabilis e também o Parque Nacional do Lona. O deserto ocupa uma área de 310 000 km2.

O clima é temperado no litoral e tropical seco no deserto. A língua nacional mais falada na regiãoé o português. Os grupos étnicos em maioria são os nhaneca-humbi e herero.

Como chegar?

A forma mais facil é num voo direito para a província. A Taag Linhas Aéreas de Angola tem saídas diárias de Luanda. O destino é o aeroporto Welwitchia Mirabilis Namibe. O bilhete, comprado com um mês de antecedencia pode custar entre os 53.157 KZ. De Luanda até Namibe a viagem dura cerca de uma 1h20m.