As últimas aparições públicas de Robert Mugabe, o presidente do Zimbabué de 93 anos, ganharam algum destaque na imprensa e redes sociais, porque o chefe de Estado tem uma certa “tendência” para dormir. No entanto, o porta-voz de mugabe veio a público informar que presidente não dorme, protege os seus olhos.

“O presidente não pode suportar as luzes fortes. Se observarem com atenção, apenas olha para baixo para evitar a luz directa”, declarou, com grande seriedade, George Charamba ao jornal estatal The Herald.

“Quando leio que o presidente dorme nas conferências, penso que há um equívoco”, completou. Apesar de ser o chefe de Estado em exercício de mais idade do planeta, Robert Mugabe não limita suas aparições públicas. Nos últimos meses foi surpreendido algumas vezes em “repouso”, como aconteceu na cúpula da União Africana e, na semana passada, durante o Fórum Económico Mundial sobre a África em Durban, África do Sul.

As imagens fazem a festa da imprensa e da oposição, que divulgam as fotos de qualquer ‘soneca’ presidencial. Para convencer os que duvidam de suas explicações, Charamba citou o exemplo de Nelson Mandela. “Lembrem-se de Mandela, não podiam utilizar flashes para fotografá-lo. É o que acontece quando a pessoa tem 93 anos”, disse.