Esta semana, a Phase One oficializou no mercado a nova IQ3 100MP achromatic, a primeira máquina digital acromática de 101 megapixels que só faz fotografias em preto e branco e custa mais do que qualquer DSLR ou mesmo um carro. Sim, leste bem. O preço fixado para esta máquina é de cerca de 50 mil dólares.

O sensor de 101 megapixels é produzido com um filtro de cores Bayer, permitindo que toda a luz disponível seja capturada sem alteração e sem obstruções. Sem informações de cor a serem interpretadas, o sensor fica livre para focar o maior número de detalhes, nuances e luz exclusivamente na captura.

A ausência de cor torna possível levar as imagens ao extremo e ao mesmo tempo reter a qualidade pura do preto e branco. Com ISO máximo de 51.200, a IQ3 100 MP Achromatic figura como a digital back de médio formato com maior sensibilidade à luz do mercado. A sua resolução oferece aos fotógrafos uma nova maneira de explorar e expressar suas visões sem comprometimento.

Existe apenas um número limitado de unidades a serem comercializadas, que apesar do preço a IQ3 100MP Achromatic já é um objecto de desejo entre os melhores profissionais do mundo.