Este é um aparelho que não é nenhuma aplicação para smartphone, não tem qualquer interacção com a Internet e nem finalidade nenhuma de competição. Mesmo assim conseguiu virar febre mundial e incendiar as redes sociais por todo o mundo. A única coisa que o fidget spinner faz é girar.

Este brinquedo tem três pontas com um centro giratório e gira em alta velocidade sobre um eixo que é apoiado entre os dedos. Mas existem spinners para todos os gostos e feitios, quanto mais excêntrico na escolha da cor mais atraente será o efeito visual que vai ter ao girar. Existem ainda alguns modelos que até brilham no escuro.

Todo o boom recente em volta deste brinquedo leva-nos a crer que é uma novidade mas não é. O Fidget Spinner foi inventado há 20 anos para ajudar crianças com autismo, crianças que sofressem de défice de atenção ou com problemas de ansiedade. Tanto que a embalagem do brinquedo o promove como um produto para acalmar o stress nas crianças.

O preço destes brinquedos varia entre os dois e os 1000 dólares. Nos Estados Unidos da América, a recepção do Fidget Spinner foi de tal maneira excessiva que uma escola no estado do Nevada proibiu as crianças de levar o dispositivo para a escola argumentado que não passava de uma fonte de distracção.