A Honda Research Institute, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda, vai iniciar uma investigação em conjunto com a Universidade de Boston, EUA, na área da segurança de dados e privacidade em Inteligência Artificial. O futuro está aí à porta e, se achamos que existem carros com uma maior autonomia impossível de acreditar, ainda não vimos nada.

A aposta da fabricante japonesa de automóveis e motos passa por desenvolver Inteligência Artificial para que possa cooperar com os humanos, para que seja capaz de relacionar-se com as pessoas, comportar-se e crescer com elas. De forma a garantir resultados num futuro breve, a Honda alienou-se ao Instituto Rafik B. Hariri para a Computação e Ciência Computacional e Engenharia da Universidade de Boston.

+Não percas também as últimas sobre o iPhone 8 da Apple

A primeira pesquisa teve início no dia 1 de Maio e consiste na investigação do controlo da privacidade de dados através da computação multipartida segura. Os nossos serviços personalizados muitas vezes utilizam sistemas de recomendação e o que acontece é que às vezes partilham dados privados sem o nosso conhecimento. A Honda quer criar tecnologias que protejam os dados dos utilizadores e que lhes permitem escolher que dados desejam partilhar.

Esta investigação está a ser liderada pelo comité de supervisão do qual fazem parte membros da Universidade de Boston e da Honda, incluindo o Dr. Azer Bestavros, Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Boston e Director Fundador do Instituto Hariri de Computação da Universidade de Boston e o Dr. Bernhard Sendhoff, Chefe de Operações Globais da HRI e Presidente da HRI Europe.