Mariama Barbosa é uma trendsetter, relações públicas e apresentadora de televisão de um programa sobre moda, do género fashion police. Uma das suas frases mais conhecidas, além da expressão “POW POW POW” (para quando a vestimenta de alguém a surpreende pela positiva), é Só é feio quem quer, que dá agora título ao seu primeiro livro.

A frase não é meramente aplicada à indumentária, mas ao interior e exterior de uma pessoa. “Não é uma frase fútil, é mesmo para chamar a atenção”, diz a luso-guineense, salientando que “antes de nos vestirmos por fora, temos de nos vestir por dentro. Não é a roupa que faz a pessoa, é a pessoa que faz a roupa”, diz a autora citada pelo Notícias ao Minuto.

Obrigada @ananikaa ????????❤ #soefeioquemquer #mariamacomk????????

Uma publicação partilhada por Mariama Barbosa (@mariamacomk) a


O objectivo deste livro, editado pela Esfera dos Livros, é despertar o interesse nas pessoas sobre o seu próprio corpo. “Temos medo de assumir que somos bonitas. Achamos sempre que as outras são mais bonitas do que nós, então a beleza nunca deixa de ser um tabu. Nunca aceitámos que somos bonitos”, explica Mariama, justificando que “toda a gente tem a sua beleza, ninguém é mais do que ninguém. Uns são mais bonitos do que os outros, mas a beleza é subjetciva, por isso ninguém é feio e ninguém é bonito. Acho que as pessoas ainda estão meio perdidas”.