Se estiver muito calor, toma atenção a estas cinco dicas para o teu treino

Treinar quando está muito calor pode ser penível. Mas há pequenas acções que podem tornar a prática de exercício físico mais fácil nessas situações.

1 – Tomar um banho de água fria antes de ir treinar. Pode custar, mas vai ajudar aa baixar a tua temperatura corporal e dar-te mais energia. Deixar o cabelo molhado pode prolongar este efeito mesmo quando já estiver a treinar ao calor.

2 – Vistir roupa solta e de cores claras. Precisas de usar roupa solta e de tecidos respiráveis para o teu corpo não ficar demasiado quente enquanto treinas. Também é boa ideia guardar as peças de roupa preta, pois só te farão sentir mais calor.

3- Abusar do protector solar. Pode parecer básico, mas a verdade é que há muitas pessoas que vão treinar em dias quentes e se esquecem de aplicar protector solar. Escolhe um de factor 30 ou mais e que seja leve, para não entupir os poros numa altura em que vais transpirar. E lembra-te, mesmo com nevoeiro, tempo encoberto ou no pôr do sol, os raios UV queimam a pele e são prejudiciais, e mesmo que corras muito, não lhes conseguirá escapar sem protector solar.

4 – Hidratação, hidratação, hidratação. Quanto mais calor está, mais transpiras, por isso precisas de beber muito mais água e comer mais alimentos ricos em água para garantir uma boa hidratação.

5 – Encurta os treinos. Quando está muito calor é boa ideia encurtar ou dividir o treino. Se costumas treinar durante uma hora seguida, o melhor será fazer uma ou duas pausas para arrefecer e beber água em dias particularmente quentes, para que o corpo consiga recuperar e não sobreaquecer.

 

BANTULOJA
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.