Este é o primeiro parque aquático concebido a pensar em pessoas com deficiência

A cidade do Texas, nos Estados Unidos, inaugurou o primeiro parque aquático completamente acessível a pessoas com deficiência, algo que não é costume nos espaços públicos de diversão. Este é um parque quer incluir e não separar, porque todos têm direito a diversão.

O Morgan’s Inspiration Island foi pensado para atender pessoas com diferentes tipos de deficiência e é completamente acessível a todos, sendo a inclusão o seu principal foco. As suas atracções podem ser apreciadas por deficientes visuais, utilizadores de cadeiras de rodas, pessoas com problemas cognitivos, entre outros.

O espaço oferece cadeiras de rodas que podem ser usadas gratuitamente pelos visitantes, de forma a que eles não danifiquem as suas próprias cadeiras que por norma são muito caras. Para que ninguém se perca dos acompanhantes durante o passeio, o espaço oferece pulseiras de alta-tecnologia, desenvolvidas pelo próprio parque, para que os utilizadores possam ser facilmente localizados.

O espaço foi desenvolvido por Gordon Hartman e a sua filha Morgan, de 23 anos, com a ajuda de cuidadores, médicos, terapeutas, consultores de parques aquáticos e, é claro, da comunidade que luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.