Estão reunidas em Paris, França 27 marcas portuguesas de Moda para marcar presença esta sexta-feira e sábado na Semana da Moda Masculina na capital francesa. Esta é uma iniciativa única e tudo graças à promoção do Centro de Inteligência Têxtil.

“Apresentar Portugal como país criativo e inovador, com especial talento nas áreas da moda e do design, da conceção à produção, é o objetivo desta iniciativa, que está inserida na Estratégia Moda Portugal, definida pelo Centro de Inteligência Têxtil e pela Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, que inclui diversas ações de promoção na área da internacionalização, imagem e comunicação”, escreveu a organização em comunicado divulgado no site.

Esta é a primeira edição da Showcase Portugal, com a curadoria de Eduarda Abbondanza, diretora do Moda Lisboa.  As marcas de vestuário  Diniz&Cruz, Litoral, The Board e Vicri, as de calçado Carlos Santos, Eureka, Nobrand e Senhor Prudêncio e as de joalharia Bruno da Rocha, Eleutério, Liliana Guerreiro e Mimata são algumas das que estão na lista de convocados para a cidade francesa.

Na secção da moda de autor temos Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma. De lifestyle temos ainda APrimitiva, Christophe Sauvat, Fine&Candy, Martinho Pita, O João e a Maria, Pelcor, Stabord e a Wo Design.

As marcas vão estar no bairro de Marais, na Galeria Perrotin onde está está prevista a apresentação das colecções de cada uma, através de exposições ou de quadros vivo com manequins. Desta maneira o público consegue “percepcionar o design, a qualidade, mas também a usabilidade das peças”, segundo o diretor executivo do CENIT, Manuel Lopes Teixeira.

Manuel Lopes Teixeira adiantou ainda: “Esta ação coletiva, centrada no vestuário na moda, tem a mais-valia de incluir outros elementos de apresentação numa perspetiva de promoção complementar e sinérgica com outros setores fundamentais para a economia portuguesa”.

Em comunicado a Showcase Portugal acrescentou também que o sector do vestuário em Portugal representa 3,1 mil milhões de euros por ano de exportações e dá em emprego a cerca de 90 mil pessoas. Este é um projecto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.