A Bazofo Clothing é uma marca de roupa que se distingue pelo empreendedorismo do criador Víctor Sanches, pela sustentabilidade dos materiais usados na confecção, que são reciclados, e na vertente social ao dar espaço a jovens e “tias” que de outra forma não teriam uma plataforma para criar e promover a sua arte. É um projecto que nasceu no bairro da Cova da Moura, Damaia, nos arredores de Lisboa, um local que demasiadas vezes fez (e continua a fazer) manchetes em Portugal por razões ligadas à violência e criminalidade, mas que tem muito mais para oferecer além das ideias pré concebidas divulgadas pela comunicação social.

Vítor Sanches abriu a Tabacaria Tropical em 2015, mas o pequeno rendimento levou-o a sonhar mais alto e a idealizar a Bazofo Clothing. O objetivo era aumentar o seu rendimento mensal e criar um projecto onde pudesse incluir a sua comunidade da Cova da Moura, onde a maioria dos moradores são de origem cabo-verdiana. “Apesar do meu baixo vencimento, decidi fazer alguma coisa que beneficiasse também aqui a zona. Seria fixe criar uma coisa que ao mesmo tempo ajudasse aqui os moradores da Cova da Moura. Tentei um conceito sustentável e que tivesse um tempo de vida mais longo que o normal e saiu a Bazofo”, explicou à BANTUMEN.

O empreendedor acredita que “as pessoas estão a ficar da vez mais consciente sobre o que compram, o que vestem e de onde vêm os produtos”. Por isso, com a sua tia Alice, costureira, Vítor deu vida ao que é a hoje a Bazofo, uma marca de roupa sustentável, cujos tecidos são biológicos e feitos de material 100% reciclado, por uma empresa finlandesa, a Pure Waste Textiles. A mão-de-obra são as “tias” e os jovens do bairro, que vêem na Bazofo uma oportunidade de inclusão e de divulgação da sua arte. As pessoas estão a ficar mais conscientes sobre o que compram, o que vestem e quem faz. “Combinei estes pontos [sustentabilidade e componente social] para que as pessoas se interessassem pela arte e pela qualidade do tecido. É essencial para mim dar trabalho, saber para onde o dinheiro vai e também ter outra vertente que é incentivar as pessoas e mostrar aos jovens que é possível fazer algo bem articulado.”

A partir de Agosto, a marca tem uma loja online AQUI e as peças também estão à venda no número 13 da Rua 8 de Dezembro, na cova da Moura.

*Bazofo é uma palavra cabo-verdiana. Adjectivo para descrever aquele que tem tem estilo e/ou atitude.