Dormir entre sete a oito horas ou descansar durante um período de dez a noventa minutos é essencial para que o nosso desempenho seja mais eficaz. Passar a noite toda a dormir, sem interrupções e as horas recomendadas vai trazer-nos uma maior sensação de bem estar e bom-humor.

+Sabe mais ainda sobre o novo single “Body”, de Carla Prata

Mas fora das alturas indicadas dormir pode ser prejudicial à saúde e à nossa performance. Uma sesta efectuada na altura correcta funciona como uma lufada de ar fresco para o nosso cérebro, mas tirada ao final da tarde ou ao início da noite pode dificultar adormecer à noite.

Segundo informação divulgada ao site Bustle, pelo médico Robert Oexman, diretor do Instituto The Sleep To Live, uma sesta de manhã pode causar transtornos ao nosso organismo, porque interfere directamente com o relógio circadiano e as sestas depois de uma viagem de avião também são proibidas. Em vez de descansarmos estamos apenas a agravar as consequências do jet lag.

Ás vezes, antes de ir ao ginásio, antes de fazer um grande viagem ou algo do género temos na ideia que fechar os olhos por um pouco é a melhor decisão, mas não podíamos estar mais errados. Uma sesta antes de qualquer actividade aumenta os níveis de distração. O médico Teofilo L. Lee-Chiong Jr. adianta que depois de acordarmos de uma sesta sentimos uma ligeira sensação de confusão.