Aldeia Arco-Irís, o que arte fez por um bairro na Indonésia

Esta aldeia parece saída de um filme de animação da Disney mas nós garantimos que existe. O bairro Kampung Pelangi, que significa Aldeia Arco-Irís, está localizado na Indonésia, conta com 390 casas, onde 292 foram personalizadas e pintadas com o objectivo de atrair mais turistas.

+ Instagram encerra contas devido a erro na rede social

A ideia nasceu da imaginação de um diretor de uma escola local, Slamet Widodo, ao sentir a necessidade de dar uma nova vida ao bairro onde cresceu. Inspirado por projectos semelhantes na Indonésia, Widodo apresentou a sua proposta e colocou mãos à obra.

Com a aprovação do governo e ajuda de 3oo milhões de rúpias indonésias, o equivalente a 20 mil euros, o diretor tratou da gestão de todo o projecto. As casas onde o povo habitava foram todas pintadas, cada uma com pelo menos três cores. Os resultados incluem ainda murais com padrões originais e imagens 3D para um efeito visual de outro mundo.

Até agora parece ter sido a aposta certa, milhares de fotos são publicadas nas redes sociais e a economia local está em crescimento desde a sua renovação. Dos planos fazem parte ainda, as restantes casa que faltam pintar para completar as 390 habitações e continuar a trabalhar na reabilitação do local.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.