A Top Manta é uma marca criada pelo Sindicato Popular De Vendedores Ambulantes de Barcelona, em Espanha. Apesar da venda ser ilegal, o grupo de trabalhadores ambulantes da cidade de Barcelona criou a organização em 2015 e agora lançam a sua marca.

O nome da marca surgiu da palavra manteros, uma alcunha que os vendedores de rua da cidade ganham por terem sempre as mantas estendidas no chão, com o material para venda exposto. A mentalidade de transformar algo pejorativo numa coisa positiva resultou na Top Manta.

O grupo de trabalhadores quer com isto ganhar o direito de trabalhar na rua, sem que ninguém os incomode. A origem da marca evita que os vendedores sejam acusados de crime por venda de produtos falsificados ou crime contra propriedade intelectual. O El País adiantou ainda que neste momento os trabalhadores estão à procura de financiamento ao mesmo tempo que procuram parceiros para a produção das t-shirts.

Uma das primeiras empresas a apoiar esta marca foi a Opavivará, a empresa brasileira de design que criou o logotipo da marca. O logo, visto de perto, pode significar a canoa que muitos utilizaram para chegar à Europa ou então a manta que utilizam para expor os produtos.