Lollipops, o espaço intergaláctico de Erik Fundões

Se houvesse uma palavra para descrever Erik Fundões seria “autodidata”. O artista angolano de 20 anos é um apaixonado por arte visual e o seu trabalho tem ganho cada vez mais notoriedade, principalmente nas redes sociais.

O jovem artista acabou de criar um conjunto de 12 imagens baptizadas como Lollipops, que misturam tudo o que existe fisicamente. A soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico e um pau de um chupa-chupa, ou, se preferirem, de um sambapito.

O trabalho de Erik vem ganhando destaque desde que se tornou o designer oficial das covers dos trabalhos da Força Suprema e da Dope Boyz, mas a criatividade não passa apenas por fazer arte gráfica para álbuns ou singles de artistas.

Foi destaque na Conté Magazine, uma revista que reúne o portfólio dos melhores designers africanos e também teve ainda um dos seus desenhos partilhados pela actriz Taís Araújo, na sua conta oficial de Instagram.

Começou a desenhar aos quatro anos, como qualquer criança que gosta de rabiscar em tudo o que encontrava. Enquanto miúdo, o gosto por aquilo que era apenas uma brincadeira de criança passou a ser a sua grande paixão. “Consumia” tudo o que fosse publicidades, fotos, vídeos, desenhos, até que um dia um primo fê-lo descobrir a arte do design.

“O Danilson Dauta ensinou-me o que era e disse para eu procurar aprender mais sobre o assunto. E foi assim que descobri que até então era um mero apreciador. Faltava-me o conhecimento. Fui estudando mais e ele arranjou-me o primeiro trabalho. O tempo foi passando e fui conhecendo mais pessoas que ajudaram na minha evolução, que me ensinaram, motivaram e deram-me forças.”

Erik, tudo que sabe aprendeu na lida diária com o design e a ilustração, no entanto, o artista está a pensar em fazer a sua primeira exposição no início do próximo semestre e sem dúvida que também quer juntar tudo que já sabe com o conhecimento académico da Rhode Island School of Design ou na Massachusetts Institute of Technology Media Lab, ambas nos Estados Unidos da América, isto porque tem recebido muito feedback positivo de alunos das respectivas instituições de ensino através do seu canal do Behance.

TRABALHO DE PRETO
nv-author-image

Eddie Pipocas

Founder and Editor-in-Chief at http://bantumen.com | My biggest ambition is to perpetuate stories on the web