O Teatro Griot lança esta quinta-feira, 5, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, a peça Os Negros, de Jean Genet sobre a segregação racial e escrita em 1958.

Pensada para um público branco, mas protagonizada por actores e actrizes negros, Os Negros é encenada por Rogério de Carvalho, com uma história das mais disruptivas e interventivas da dramaturgia francesa do séc. XX. Jean Genet era um apoiante confesso do movimento norte-americano Panteras Negras e quis levantar a reflexão do antagonismo que reinava na luta pelo fim da segregação racial.

Mas afinal o que é ser negro? O que é ser negro quando não se vive num país negro? E antes de tudo, qual é a cor de um negro? São estas as grandes questões da peça interpretada por treze actores negros – Angelo Torres, Binete Undonque, Cleo Tavares, Gio Lourenço, Igor Regalla, Júlio Mesquita, Laurinda Chiungue, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Orlando Sérgio, Renée Vidal, Sandra Hung, Zia Soares.

A peça vai estar em palco no Teatro S.Luiz, em Lisboa, de quarta a sábado às 21h aos domingos às 17h da tarde, até 15 de outubro.