À medida que nos aproximamos dos meses mais frios, em alguns países, tomar um banho frio provavelmente parece ser a última coisa que queremos fazer. No entanto, estudos científicos dizem-nos que mais pessoas devem tomar banho com a água fria.

Isto vai ajudar-te a ter uma noite mais tranquila e a reduzir possíveis sintomas de depressão. Não é necessário manter a água fria durante todo o banho. Muitos vêem os benefícios, simplesmente tornando a água fria nos últimos minutos do chuveiro. Pode parecer a última coisa que queres fazer, mas não tenhas medo de tentar. Abaixo, explicamos-te porquê:

Reduz o stress

O choque que o corpo sente ao entrar para um banho frio aumenta a tolerância ao stress. Ao tomar banho de água fria, o corpo sofre um pequeno aumento de stress oxidativo, o que resulta numa redução do stress geral. É isto que acontece quando o teu corpo experimenta estímulos num ambiente mais frio e extremo.

Banhos de água fria podem queimar gordura

Tomar um banho de água fria será o teu novo treino favorito. O corpo tem que trabalhar duro para poder manter-te aquecido, quando o corpo está exposto a ambientes frios, recorre à gordura para regular a sua temperatura. Essa acção aumenta o teu metabolismo e queima calorias.

Levanta-te

Não é nenhuma surpresa que entrar para um banho extremamente frio vai acordar-te pela manhã. Ter água fria vai tirar-te o fôlego, forçando-te a respirar profundamente. E ainda vai melhorar a circulação sanguínea para o cérebro, dando-lhe uma dose natural de energia

Boa na altura de ir  dormir

Assim como os banhos frios ajudam a acordar, à noite podem ajudar-te a dormir. Sair do banho depois de um dia longo vai fazer-te sentir aliviado e com os músculos relaxados.

Alivia os sintomas de depressão

Um dos efeitos mais benéficos de tomar um banho frio são os estímulos para o chamado “ponto azul” no nosso cérebro. Esta é a fonte primária da noradrenalina, que é um produto químico que desempenha um papel vital no alívio dos sintomas de depressão.

Tomar um banho de água fria pode parecer uma loucura, mas os benefícios falam por si mesmos. São apenas precisos alguns minutos no final do banho que podem fazer uma grande diferença.

[Fancy_Facebook_Comments]