No dia 1 de dezembro deste ano, Kappa Jotta lança o álbum Ligação. Um projecto em que o artista começou a trabalhar há dois anos, com a ajuda do produtor e do seu manager, Reis. Depois de Vírus, este é o segundo trabalho de estúdio do rapper da linha de Cascais.

Ler + Lhast, instrumentais e milhões de visualizações

 

Gravado nos Estúdios da Big Bit, depois de muito trabalho e suor, Kappa consegui juntar 14 faixas para compor o projecto. Todas as músicas têm videoclipe ou um lyric vídeo. Ao longo do tempo, o rapper publicou, no YouTube, oito faixas para sentirmos um pouco do que ai vem.

Em conversa com a BANTUMEN, Kappa Jotta revelou que todas as faixas publicadas anteriormente, no álbum têm uma versão diferente e intimista. O artista adiantou ainda que o feedback do público não poderia ter sido melhor. Ao todo, registou mais de cinco milhões de views nos oito clipes.

“Temos tido um excelente feedback. O álbum ainda não está disponível e existe um som que já contabilizou um milhão de visualizações”, disse Kappa.

Todo o trabalho do rapper está interligado, não só este álbum com o anterior, Vírus mas também as faixas entre si. As versões do formato físico têm detalhes como ligações telefónicas que se complementam.

“Este disco tem bastantes ligações ao meu outro trabalho. Tanto em termos de videoclipe, como das músicas e como de dicas. Se ouvires o álbum todo do Vírus com atenção e este, vais ver que existem muitas referências. E mesmo dentro do projecto “Ligação,” as faixas entre si estão ligadas.”

Além de Reis, na produção das faixas deste álbum estiveram envolvidos alguns dos melhores profissionais de Portugal. Foram eles: Lhast, Holly, Nico, Slow J, Deejay Big, Charliebeats e Khapo. A nível vocal, Jotta chamou à ajuda de Gson, dos Wet Bed Gang, Bad Tchiken e do Factuz.

Khapo, que também deu uma ajuda vocal a Kappa Jotta, esteve sempre na back enquanto passavam horas no estúdio. Here’s Johnny, da Superbad, ficou encarregue da masterização e parece ter feito um excelente trabalho.

“Trouxe a sonoridade e o power necessário que as músicas estavam a precisar. Além disso, tratou de alguns acrescentos na maioria dos temas, uns adlibs, uma melodia, uma sample,” revelou. Kappa terminou salientado que “Ligação” só foi possível por ter sido um trabalho em grupo.

O concerto de apresentação do álbum está agendado para o dia 22 de dezembro no Hardclub, no Porto.

Kappa Jotta
Kappa Jotta