Estivemos à conversa com Madkutz, um do mais promissores produtores portugueses, associado a vários hits do NGA. Numa altura que podemos afirmar com toda certeza que o hip-hop em Portugal e em português está a viver o seu melhor momento, desde 1994, ano em que se começou ouvir o single “Nadar,” dos Black Company.

Kutz esteve algum tempo ausente a recarregar baterias, depois das produções do último álbum de NGA, King, lançado em 2014.

Mas tudo indica que está de volta, começou por lançar beat tapes, no início de 2017, e algumas produções para seu mais antigo afiliado NGA. “Kwalé” e “35”  foram singles divulgados para comemora o aniversário do rei da LS. Madkutz terminou o ano em grande, com a música “Palavras”, de Estraca.

Pedimos ao produtor para seleccionar as melhores produções musicais de 2017, sem contar com as que esteve envolvido. A lista não obedece a nenhuma ordem de classificação. A compilação começa com aquele que para nós, redacção da BANTUMEN, foi um dos melhores singles de hip-hop, do ano passado.

Realçando que Charlie Beats, produtor do single, viu o seu maior hit deste ano, passar por todas as tabelas de música em Portugal. Kutz sublimou que Charlie é o “sangue novo do momento, muito talentoso e trabalhador”.


A ultima faixa do álbum Ligação, de Kappa Jotta, é também uma das escolhas do produtor do Montijo, que tem a assinatura de Khapo. Para Kutz, Khapo está sempre no meio do barulho. Sempre que existem músicas que estejam na moda, o produtor tem de ter uma mãozinha numa delas.


A melodia do refrão, o piano e a guitarra somando aos ingrediente de Retro Beatz, fez com que o single “Planeta Novo” fizesse parte da lista de Madkutz.


Madkutz é um produtor à antiga e nada como um bom Boom Bap para o fazer sorrir. Posto isto, claro que uma faixa como “Rap Consciente”, de Valete, teve de estar presente entre as escolhas. O produtor descreveu a música como “muito bem conseguida” e “estruturada”.


Com mais de meio milhão de players no Spotify e quase 5 milhões de visualizações no single “Clima”, Lhast e Dillaz são a quinta escolha de Kutz. Para o produtor, Lhast é o melhor produtor da actualidade pela sua versatilidade.


Madkutz é para nós também um nome que não podemos esquecer, principalmente pelo seu contributo à cultura nos últimos 10 anos. Vê a entrevista feita no início de 2017, no home studio e descarrega também a última complição de instrumentais disponibilizado pelo super producer.

[Fancy_Facebook_Comments]