O rapper norte-americano Fredo Santana morreu esta sexta-feira à noite. Tinha 27 anos e era um dos valores emergentes na cena de hip-hop nos Estados Unidos. Embora ainda não tenha sido divulgada oficialmente a causa da morte de Fredo Santana, o site TMZ está a avançar que o rapper terá morrido na sequência de um ataque causado pelo consumo da substância lean.

A morte de Fredo Santana pode estar relacionada com o consumo prolongado de lean ou purple drank, uma droga que se tornou bastante popular entre os rappers nos Estados Unidos.

O lean consiste num antibiótico para a tosse, misturado com outras bebidas e fruta. O problema é que o antibiótico para a tosse contém codeína, uma substância que gera uma dependência grande e que se for tomada de forma prolongada pode colocar sérios riscos à saúde.

Em outubro do ano passado, Fredo Santana já tinha sido internado no hospital. Os seus rins e fígado estavam a falhar. O rapper recuperou mas admitiu na altura que esses problemas de saúde estariam relacionados com o consumo prolongado de lean.

Drake já lamentou a morte de Fredo Santana no seu Instagram. “Descansa em paz Santana”, escreveu Drake num tweet que está acompanhado de um fotografia dos dois músicos.

Ouve a ultima mixtape de  “Fredo Kruger 2” no Spotify