O fosso entre os verdadeiramente ricos e os meramente ricos continua a aumentar, à medida que as fortunas se elevam para novas alturas. No ranking da Forbes deste ano, há um novo cabeça de lista: Jeff Bezos.

No total, valem um recorde de 9,1 trilhões de dólares, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. As 20 pessoas mais ricas do planeta valem um valor surpreendente de 1,2 trilhão de dólares, um montante aproximadamente equivalente à produção económica anual do México. Para ter uma ideia, representam 13% da fortuna total de todos os bilionários em todo o mundo.

Jeff Bezos é a pessoa mais rica do planeta e o primeiro centi-bilionário nesta classificação anual. As ações do gigante do comércio eletrónico aumentaram 59% em 12 meses, ajudando a aumentar a sua fortuna em 39,2 mil milhões de dólares. Foi o maior ganho de um ano desde que a Forbes começou a registar os bilionários, em 1987. Bill Gates, classificado em segundo lugar, perde assim o lugar cimeiro, pela sexta vez desde 1995.

O também norte-americano Warren Buffet, com uma fortuna avaliada em 84 mil milhões de dólares, ocupa a terceira posição do ranking.

O francês Bernard Arnault teve o seu segundo melhor ano. O seu império de bens de luxo LVMH e um acordo para comprar quase todos os Christian Dior ajudou a aumentar a fortuna de Arnault em 30,5 mil milhões, sendo o europeu mais rico pela primeira vez desde 2012 e o número quatro mais rico do mundo.
Mark Zuckerberg, aparece em quinto lugar, e, após uma valorização de 15 mil milhões, tem agora uma fortuna avaliada em 71 mil milhões de dólares.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma fortuna de 3.100 milhões de dólares, caiu da posição 544 para a 766, após um ano em que perdeu 400 milhões de dólares.

No sexto lugar está Amancio Ortega, empresário e criador do grupo têxtil Inditex, dono da cadeia de venda a retalho Zara.

A publicação informou que a lista deste ano, na sua 32.ª edição, inclui 2.208 pessoas com uma fortuna superior a mil milhões de dólares, mais 165 do que na lista do ano anterior.Foram ainda contabilizadas 256 mulheres, um número superior às 227 de 2017.