O que é arte? A Mona Lisa de Leonardo da Vinci, o Grito de Edvard Munch ou Guernica de Pablo Picasso? Blackson Afonso explica.

No meio do atelier, estão dois manequins vestidos de África, assim como toda a sala que nos envolve e remete a um ambiente caloroso e acolhedor. Uma cor, um padrão, um sentimento, são assim os olhares que se vêem nos quadros do artista plástico Blackson Afonso.

Depois da exposição na Casa de Angola, Portugal parece pequeno para o artista que já tem convites para expor em Paris, Londres, Alemanha e São Tomé e Principe.

Blackson não é apenas um artista africano, é um artista do mundo. Que se inspira nas suas raízes, mas também no mundo que está dentro e fora dele. Tudo o que faz é novo, com o um traço muito peculiar, em cada olhar vê-se um pouco de esperança, amor e luta.

Siblings, irmãos em português, é o novo trabalho que o artista está a preparar para apresentar ao público em breve, em Coimbra, Portugal, em representação do Dia de África. É um projeto que almeja o mundo e ao sentimento de quem o vê e apela à emoção entre as palavras e os olhares de quem aprecia arte, no seu todo.

Mas afinal o que é arte? É uma das perguntas que o artista Blackson Afonso quer responder, nesta conversa com a BANTUMEN.