As consequências de uma vida aliada ao stress podem ter um impacto destruidor na saúde, vida pessoal e profissional. Contudo, a prática de exercício físico, manter actividades de entretenimento e o auto-controlo emocional podem ser os factores chave de uma vida saudável.
A nível emocional, há vários truques que podem ajudar-te a controlar melhor os níveis de stress no trabalho, porque o nervosismo e a ansiedade diminuem o teu poder de concentração, raciocínio e a capacidade de reagir a acontecimentos inesperados. Abaixo damos-te algumas dicas de como contornar esses problemas:

Em situação de pressão, todos nós tendemos a ter atitudes radicais e irreflectidas, mas é preciso nessas situações evitar tomar decisões, por forma a não se reagir de forma exagerada.

Outra dica importante. É analisar os factos de forma fria. Pode não parecer fácil, mas depois da tensão tem de haver um momento em que tens de esfriar a cabeça, mesmo que por algumas horas. Assim, vais conseguir olhar para a situação de forma mais clara e objectiva e identificar se a causa do stress é pontual ou um acumulado de inconvenientes.

Conversar sobre o problema também pode ajudar. Ter o apoio e confiança de alguém pode fazer com que o problema seja visto de forma menos intensa.

Procura novas experiências positivas. Ler, um fim de semana fora, um passeio vão ajudar-te a espairecer e, quem sabe, dar-te novas soluções.

Toma uma decisão. Já Passos Coelho, o ex-primeiro-ministro português, dizia que a crise é uma ótima altura para nos reinventarmos. Revê os teus objetivos profissionais e avalia se o caminho percorrido até então é mesmo aquele que queres seguir. Se a resposta for negativa, está na hora de procurares outros desafios. Lembra-te apenas que um decisão importante como essa não pode ser tomada por impulso.