A Audi está prestes a aprovar um SUV Q1 para produção com data prevista para os finais de 2020. A revista inglesa Auto Express informa que o Audi Q1 de nível básico será a base da próxima geração da A1.

Como resultado, o SUV utilizará a menor versão da plataforma MQB do Grupo Volkswagen que atualmente sustenta o Seat Ibiza e o VW Polo.

Audi Q1
Imagem: Florian Westermann

Embora a Audi ainda não tenha confirmado o veículo, o chefe de vendas e marketing da empresa, Bram Schot, disse recentemente à publicação britânica que a procura por SUVs é cada vez maior e pode forçar a atenção da Audi.

“Não se surpreenda se em dois ou três anos vir o carro, enquanto tentamos reagir rapidamente aos mercados”

“Dependendo das oportunidades de negócios, decidimos sobre o portfólio futuro de produtos. Mas não se surpreenda se em dois ou três anos vir o carro, enquanto tentamos reagir rapidamente aos mercado”, disse.

Como o Q1 utiliza a plataforma MQB, partilhará os seus motores a gasolina e diesel como os outros modelos da família VW. Incluído na gama, deverá ser um turbo a gasolina de três cilindros de 1,0 litros, um turbo a gasolina de 1,5 litros e um diesel de 1,6 litros. Há uma chance de que alguma forma de sistema de 48V híbrido leve também possa ser oferecida aos clientes do primeiro trimestre.