Já reparaste que quase sempre a escolha de roupa adequada pode alterar a má disposição com que acordaste? Sim, é verdade. O teu guarda-roupa tem esse poder sobre ti. Por isso, tem atenção ao que usas, porque pode determinar a tua motivação para o dia.

A revista The Scientific American publicou diversos estudos que confirmam os benefícios da roupa, ao longo dos anos, na nossa disposição. Por exemplo, um artigo no Social Psychological and Personality Science efectuou uma pesquisa em que o resultado foi o seguinte. Quem utiliza roupa mais formal tem tendência a ter sentimentos de poder e um aumento da capacidade pensar “fora da caixa”.

 

Um outro estudo voltou a confirmar a força da roupa formal. Os resultados mostraram que os níveis de testosterona subiram em todas as pessoas que tinham um fato vestido, em relação aos sujeitos que tinham roupas casuais.

Num ambiente fora do âmbito profissional, como por exemplo, no ginásio ou quando fazemos desporto é aconselhável o uso de uma roupa vermelha. Isto porque um estudo, em 2013, demonstrou que numa amostra de 28 atletas, os que equipavam de vermelho conseguiram levantar mais peso durante a atividade física e tinham mais adrenalina no sangue.

Em suma, se tu te vestires mais formal vai sentir mais poderoso e o teu desempenho vai sofrer positivamente com essa alteração. Caso te vistas de vermelho e desafias as normas, pode sair a ganhar por estares mais confiante.