A Fábrica de Sabão, incubadora de inovação, em Luanda, e da qual já tivemos oportunidade de falar aqui, vai receber de 21 de abril a 26 de maio a exposição fotográfica Visões. Os trabalhos da mostra são inspirados nas diferentes facetas e realidades da mulher angolana, pelas lentes de Lwiana de Almeida e Kenned Flautas Negra.

De acordo com o comunicado enviado para a nossa redação, “Visões é uma exposição que apresenta o trabalho de dois fotógrafos com práticas diferentes, mas com fonte de inspiração comum: as diferentes facetas e realidades da mulher angolana dos trilhos batidos do campo para a selva de cimento da cidade.
Juntos, os artistas pavimentam uma ponte onde as experiências das mulheres se tornam visões que refletem a nossa sociedade. A transformação contínua do nosso ambiente é fortemente dependente da contribuição eterna e consistente da mulher, as construtoras e provedoras da nossa sociedade”.

Lwiana De Almeida nasceu em Luanda em 1980, onde reside actualmente. Teve menção honrosa na primeira edição do concurso de fotografia Besa Foto e segunda classificada no mesmo concurso.
Na sua série de fotografias, as mulheres ocupam o centro do palco. Imagens ousadas e poderosas que evocam a harmonia e a eterna relação entre humanos, fauna e flora.

Por sua vez, Kenned Flautas apresenta nesta exposição uma seleção de fotos da série “Olhar para Elas”, como uma chamada de atenção para a sociedade relativamente ao género feminino com uma beleza despadronizada e que nos leva à crítica e reflexão. Tem como foco principal a mulher suburbana no seu dia-a-dia.

Kenned Flautas Negra é um jovem fotógrafo de rua, defensor dos direitos animais, nascido em Luanda, em 1998.