Farto da versão gratuita do Spotify, com anúncios e sem a possibilidade de seleccionar as músicas que queres ouvir? Pois parece que há mudanças no ar. A app para dispositivos móveis já permite saltar entre músicas, sem limites, pelas músicas de 15 listas que o Spotify vai disponibilizar, tendo em conta os gostos de cada utilizador.

“Os nossos clientes sempre disseram que descobrir e ouvir música é uma experiência pessoal, e com isso em mente estamos a melhorar a experiência gratuita”, disse em comunicado o responsável de desenvolvimento de produto da empresa sueca, Babar Zafar.

Quando o utilizador entrar pela primeira vez na nova versão da aplicação, o Spotify vai sugerir alguns artistas e a pessoa vai poder dizer se gosta ou não. Mediante esta escolha, a empresa vai depois elaborar 15 listas, com um total de 750 músicas, pelas quais será possível navegar livremente.

Acaba-se assim a tortura que te obrigava a ouvir 20 mil músicas até chegar àquela que realmente querias ouvir. Mas nem tudo poderia ser só vantagens. O grande contratempo está no facto de o utilizador não poder definir quais as músicas que integram as 15 playlists.

Há ainda novidades no que concerne a descoberta de novas músicas e artistas, que terá um reforço, além da ferramenta de criação de playlists vir a ser simplificada. A aplicação também vai passar a ter um botão mais visível para ativar a poupança de dados.

A versão gratuita do Spotify é uma parte importante do negócio da plataforma de música digital. Dos 157 milhões de utilizadores, 86 milhões utilizam a versão gratuita e os restantes, 71 milhões, a versão paga.

O Spotify diz que estas novidades vão ser lançadas de forma gradual em todo o mundo ao longo das próximas semanas.