Um estudo do Observador Cetelem Millennials 2018, conclui que os portugueses são os europeus que mais acompanham as marcas nas redes sociais. 77% dos jovens adultos portugueses, com menos de 35 anos, afirmam que seguem pelo menos uma marca nas plataformas sociais, contra uma média europeia de 55%.

Mas o estudo não é afecto só aos jovens. Os mais de 35 anos lusos também são os primeiros da lista. Portugal está acima da média: 57% dos inquiridos acima desta faixa etária dizem ter aderido a esta prática, quando em termos europeus a média é de 39%.

Além de seguirem as marcas, o Observador Cetelem Millennials 2018 concluiu ainda que os jovens consumidores assumem um papel ativo nas redes sociais no que diz respeito à sua interação com as marcas ou empresas: 36% dos europeus já fizeram perguntas online a um comerciante e 29% já participaram em pelo menos um fórum de discussão. Nestes dois quesitos, os jovens adultos portugueses registaram percentagens de 47% e 28%, respetivamente, sendo apenas ultrapassados em comparação por nacionalidades pelos italianos.