Cristiano Ronaldo, sem dúvida um dos melhores jogadores de futebol – e atletas no geral – de todos os tempos, devia receber o prémio de “o melhor na arte de bem envelhecer”. Os treinadores do Real Madrid, supostamente, realizaram alguns testes com a superestrela e concluíram que a sua biologia é comparável à de uma pessoa de 23 anos, escreveu a imprensa espanhola.

Com dez anos a mais do que o indicado nos exames e 16 de carreira no futebol profissional, o atacante português não mostra qualquer sinal de envelhecimento, muito pelo contrário. Até os seus abdominais parecem mais esculpidos do que nunca.

A atenção extrema à sua saúde e a sua dedicação ao trabalho árduo, aliados, aos fantásticos genes, fazem com que o jogador, mesmo depois do 33 anos, continue a ser uma verdadeira máquina em campo.

Santiago Segurola, um conhecido jornalista de futebol espanhol, conversou com o Bleacher Report sobre a dedicação de Ronaldo ao seu corpo. “Ele não é um daqueles jogadores que saem tarde da noite, para jantar e beber”, disse. “Ele está sempre a treinar, com a equipa ou em casa”.

Ronaldo está 100% focado em otimizar o seu corpo para o desempenho máximo. Isso aparentemente inclui tomar cinco banhos de gelo para começar o dia (ou três de manhã para uma recuperação após uma partida). Embora pareça um exagero, repara que poucas vezes ouviste falar que Ronaldo se lesionou. “Ele é obsessivo em cuidar do seu corpo”, disse Segurola. “Ele cuida do seu corpo como se fosse um Ferrari.”

Se também queres melhorar fisicamente à medida que envelheces, como Ronaldo, basta tratares o teu corpo como uma máquina afinada, alimentando-a corretamente e treinando com força e inteligência. Ah, e convém ter também alguma sorte genética e estar disposto a trabalhar, muito.