Nesta terça-feira, 8 de maio, o Festival de Cannes 2018 abre as suas portas. Abaixo, tens tudo o que precisas de saber para esta 71.ª edição do festival.

O início do Festival de Cinema de Cannes 2018 começa com Penelope Cruz e Javier Barden a subiram as escadas do Palais des Festivals para apresentarem seu novo filme em competição, Everybody Knows, de Asghar Farhadi.

UM FESTIVAL DE CANNES 2018 MUITO COMPROMETIDO

Para esta 71ª edição, o júri é presidido pela atriz Cate Blanchett, uma das propulsoras do movimento TIME’S UP lançado contra o assédio e agressão sexual às mulheres na indústria cinematográfica após o caso Harvey Weinstein. Além de Blachett, estão Lea Seydoux, Kristen Stewart, Denis Villeneuve, Andrey Zvyagintsev, Robert Guediguian, Khadja Nin, Chang Chen e Ava Duvernay.

O delegado geral do festival, Thierry Frémaux, anunciou a criação de um número de emergência para denunciar qualquer ato de agressão e assédio durante todo o evento: o 04 92 99 80 09. Além disso, neste sábado, 12 de maio, 100 mulheres da indústria cinematográfica escalam simbolicamente os degraus do Palais des Festivals pouco antes da exibição de Les filles du soleil, de Eva Husson.

NÃO ÀS SELFIES NO TAPETE VERMELHO

Outra informação importante: este ano, é proibido tirar selfies no tapete vermelho. De acordo com Thierry Frémaux, essas fotos tiradas usando um smartphone criam um “caos” no tapete vermelho.

A AUSÊNCIA DA NETFLIX E A APRESENTAÇÃO DE SPIN-OFF “STAR WARS”

21 filmes competem para ganhar a Palma de Ouro, que será premiada no dia 19 de maio. As criações da Netflix não estão incluídas na seleção oficial e, portanto, são apresentadas como “fora de competição”. O spin-off do próximo capítulo da saga Guerra nas Estrelas, Solo: Uma História de Star Wars, vai ser exibido a 15 de maio, antes do lançamento oficial a 23 de maio na França.