O Google apresentou a sua I/O 2018 no Shoreline Amphitheater, em Mountain View, EUA. As principais novidades são direcionadas para os desenvolvedores onde o destaque é o novo Android P.

A nova versão do Sistema Operativo já está disponível para os desenvolvedores onde a inteligência artificial é a grande aposta da Google para este ano.

Android P, Google Assistente, Fotos, Maps, smart displays e demais produtos foram apresentados como ferramentas que aprendem padrões a partir do comportamento dos seus utilizadores, com o objetivo de os fazerem poupar o seu tempo.

Android P

Durante a apresentação, a empresa anunciou que a versão beta do Android P já está disponível no Google Pixel e nos smartphones Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential PH‑1.

Novidades do Android P

O grande trunfo do Android P é ter ficado mais inteligente. A plataforma móvel da Google ganhou melhorias na autonomia da bateria, navegação por gestos e funções capazes de prever o comportamento do utilizador. A nova geração do sistema foca-se em três pilares: inteligência, simplicidade e bem-estar.

Gmail e Fotos

Além do novo design lançado recentemente, o Gmail agora é capaz de sugerir frases enquanto se escreve um e-mail. O Fotos, por sua vez, ganhou a função de ajuste automático de brilho e exposição. Outra novidade é a facilidade de transformar fotos de documentos em PDFs.

Bateria adaptável

A bateria adapta-se ao uso que se dá nos aplicativos mais usados e, segundo o Google, é capaz de economizar até 30% de energia. O novo Brilho Adaptável aprende com o utilizador como cada um usa o brilho da tela de acordo com o ambiente onde está. Vê todos as novidades da apresentação do Google I/O 2018 no video abaixo: