Tecidos, solas ou quadras de basquetebol são alguns exemplos dos muitos produtos que a Nike cria transformando garrafas de plástico, restos de materiais e produtos usados ​​de novos materiais, como o Nike Grind, – num compromisso de sustentabilidade da empresa de artigos desportivos que assinala assinala 30 anos. No total, 75% de todos os calçados e roupas da Nike contêm algum tipo de material reciclado.

Além de reutilizar, também fabrica alguns dos seus produtos de forma sustentável. Na verdade, a gama Air é uma das inovações mais sustentáveis ​​da marca.

A empresa introduziu a unidade Air em 1979. Hoje, a tecnologia consiste em ar pressurizado (nitrogénio) dentro de uma bolsa resistente e flexível (chamada de sola Air) que fica na entressola abaixo do calcanhar, antepé ou ambos para proporcionar a sensação de caminhar ou correr “no ar”. A tecnologia tem agora como base materiais mais sustentáveis, design computacional e ferramentas de fabricação avançadas. O objetivo: torná-lo mais leve, mais forte e minimizar o impacto ambiental.

Para obter mais informações atualizadas sobre os compromissos da Nike em reduzir seu impacto no planeta, incluindo como a empresa será alimentada por 100% de energia renovável na América do Norte até 2019 (e a meio caminho para atingir sua meta mundial até 2025), podes consultar o Relatório de Negócios da empresa aqui.