Após anos de ausência, Janet Jackson apareceu com mais impacto que nunca nos Billboard Music Awards deste ano. A cantora subiu ao palco, este domingo, para uma performance musical e para receber o prémio Ícone.

A estatueta foi entregue à irmã do falecido Michael Jackson pelo cantor Bruno Mars, que não poupou elogios à primeira mulher negra a receber a distinção.

A vida e a carreira profissional da mulher, de 52 anos, foi recordada e compilada num vídeo com momentos desde o início da sua juventude até aos sucessos no mundo do entretenimento.

No momento da entrega, Janet aproveitou para deixar uma mensagem de agradecimento: “Estou profundamente agradecida e humilde por este prémio. Acredito que para todos os desafios vivemos um grande momento da história. É um momento em que finalmente as mulheres deixaram claro que não seremos mais controladas, manipuladas ou abusadas”.

Janet Jackson inscreveu o seu nome numa lista de vencedores da qual fazem parte Cher, Céline Dion, Jennifer López, Prince, Stevie Wonder e Neil Diamond.