Depois da Nintendo lançar novas versões de consolas antigas, como a Classis Mini NES e a SNES, a Sony parece estar disposta a dar vida à velhinha Playstation 1.

Para fazer face à concorrência, vamos provavelmente poder ver uma Playstation Classic Edition, de acordo com John Kodera, responsável da área Entretenimento interativo, da gigante japonesa. “A nossa empresa está sempre à procura de ativos do passado. Eu acho que existem várias formas de o fazer [uma consola clássica]. Já houve discussões [dentro da empresa] sobre as formas existentes”.

Contudo, há barreiras a ultrapassar. Apesar de vários jogos estarem disponíveis na Playstation Store, os grandes sucessos da empresa pertencem a terceiros e a Nintendo precisa de permissão para os reeditar.

Há ainda a possibilidade de criar uma consola para fazer frente à concorrência da Nintendo Switch, mas a empresa não avançou qualquer detalhe.

Ao que tudo indica, uma próxima Playstation vai ver a luz do dia em três anos, considerando que a PS4 foi lançada no final de 2013. O que aponta para um ciclo de vida de oito anos, o que é um pouco mais longo do que para as consolas anteriores.